2ª Igreja do Evangelho Quadrangular
Ministério: Rev. Júlio e Rev. Eliana
domingo, 15 de junho de 2008
INCLUSÃO SOCIAL TÁ NA HORAAAAA!!!
Inclusão Social
Nos dias atuais ouve-se muito falar sobre inclusão social, sempre mostrando os dois lados da moeda, na escola pública e na particular, nos cursos e nas empresas, e também na mídia o que se torna muito importante para o progresso tanto da nação como progresso interior como pessoa social.
Inclusão (compreender, abranger) Social (sociedade ou relativo a ela). Inclusão Social nada mais é que trazer aquele que é excluído socialmente por algum motivo, para uma sociedade que participe de todos os aspectos e dimensões da vida - o econômico, o cultural, o político, o religioso e todos os demais, além do ambiental.
Porém essa inclusão para muitos se torna incompreensível, porque será?
É difícil manter contatos com pessoas que necessitam dessa inclusão social?
Quando dizemos inclusão não é somente para alunos portadores de necessidades especiais é para todos que de alguma forma sentem-se excluídos em alguma situação e que geralmente são os pobres, negros e pardos, crianças e idosos, mulheres, homossexuais entre outros.
A realidade é que a sociedade quer enxergar somente aquilo que deseja o que torna os obstáculos ainda mais difíceis. Mas como podemos mudar esse quadro, com um trabalho árduo de sociabilidade, respeito e cidadania. A troca de conhecimentos que será adquirido através da inclusão social é vantajosa para todos, tanto para aqueles que ensinam como também para aqueles que aprendem.
A inclusão social vai além de um rótulo que foi dado a ela, é o que podemos chamar de processo de atitudes afirmativas, no sentido de inserir os menos favorecidos no contexto social.
É através da troca do conhecimento que ninguém sairá perdendo, todos ganham de alguma forma seja ela através do conhecimento teórico ou também do conhecimento afetivo adquirido em determinadas situações.
Um ponto importante sobre a inclusão social é percebemos que o fato de incluir significa também que devemos capacitar, a quem, as pessoas, aos professores, as empresas e até mesmo aos alunos, pois a eles competem a maior tarefa que é a de aceitação do grupo. Claro é que essa capacitação não é de uma hora para outra, mas aos poucos isso é relevante e dará muitos resultados.
Em outro ponto é interessante lembrar que o trabalho de conscientização tem de ser contínuo para com a população e também através da mídia, pois essa é uma forte aliada na luta contra a exclusão.
Sabemos que não há possibilidades de uma utopia tornar realidade, mas sabemos que está em cada pessoa, brasileiro, professor, pai, vizinho, amigo, parente entre muitos outros que fazem parte desse círculo a responsabilidade de trazer um sorriso de quem foi excluído, mostrando para ele que existe uma luz em seu caminho.
A cada um de nós compete à responsabilidade social de mudarmos este quadro em nosso país, buscando soluções para situações diversas.
A inclusão social é certamente o caminho para mudarmos a imagem do nosso país, que é palco das maiores injustiças sociais.Produzido por: Juliana Mafra
Colunista Brasil Escola.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário