2ª Igreja do Evangelho Quadrangular

Ministério: Rev. Júlio e Rev. Eliana































































domingo, 6 de março de 2011

Acampamento jovens e adolescentes

SANTIDADE E OBEDIENCIA
Palavra ministrada no Acampamento dos jovens e adolescentes, na manhã de domingo.
Santidade e obediência ao Senhor!
TEXTO: Isaías 59:1-2
Analisando este vers.entendemos que para haver SANTIDADE tbm é preciso haver OBEDIÊNCIA , a Palavra de Deus nos deixa claro que a natureza Santa de Deus, não pode tolerar a prática do pecado e o diabo sabe bem disso. O pecado trás separação entre o homem e Deus, pois o mesmo é DESOBEDIÊNCIA e rebeldia aos olhos do Senhor.
O nosso Deus requer separação do pecado, que significa SANTIDADE.
A Santidade de Deus
"Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Isaías 6:3). Com estas palavras, os serafins louvaram a Deus por sua perfeita santidade. 800 anos depois, João viu, numa visão semelhante, os quatro seres viventes proclamando: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso" (Apocalipse 4:8). Talvez a única outra característica de Deus que tem a mesma importância de sua santidade seja seu amor (1 João 4:8). De Gênesis ao Apocalipse, as Escrituras enfatizam a santidade de Deus. É um aspecto de sua natureza que nós devemos estudar muito e freqüentemente.
O significado da palavra "santo"
Santo quer dizer "separado". Deus é separado de nós em dois sentidos. Primeiro, ele é o Criador e nós somos suas criaturas. Ana louvou o Deus único, porque "É o que tira a vida e a dá" (1 Samuel 2:2,6). Esta diferença excede nossa imaginação. Como Criador, ele está acima de todos os povos (Salmo 99:1-3). Isaías fala da grandeza de Deus em relação à criação. Ele é "o eterno Deus, o SENHOR, o Criador..." (Isaías 40:28). No mesmo capítulo, Deus desafia suas criaturas com estas palavras: "A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? -- diz o Santo" (Isaías 40:25). A conclusão importante de Isaías é que as criaturas não são nada em comparação com o Criador: "Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta. Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto. Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo. Com que comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?" (Isaías 40:15-18). Deus é separado de nós porque ele nos criou do nada.
O segundo sentido em que Deus é santo trata de sua relação com o pecado. Ele é puro e certo, acima de todo pecado e toda maldade. Por esse motivo, ele é separado dos homens pecadores. "Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem" (Josué 24:19-20). Deus é separado de nós porque ele nos criou com livre arbítrio, e nós decidimos pecar. Deus nos convida a ser santos, livres do pecado, pela graça e pelo amor dele (1 Pedro 1:15-16).

Porque Deus é santo, ele usa linguagem revoltante para descrever o pecado. Ele diz que idolatria é "coisa abominável que aborreço" (Jeremias 44:4). Ele compara o pecado ao lamaçal no qual a porca se revolve e ao vômito que o cachorro lambe (2 Pedro 2:22). Nas Escrituras, não se pode separar o pecado da morte e da corrupção de decomposição que associamos com a morte. Se tais imagens nos enjoam, é porque o pecado é nojento para Deus.
A santidade de Deus é revelada na palavra dele
O homem aprende discernir entre o bem e o mal através da revelação de Deus (Isaías 1:16-17; 2:3). Nas Escrituras, o Espírito Santo tem revelado para nós as coisas de Deus para que possamos desenvolver a mente de Cristo (1 Coríntios 2:10-16). É importantíssimo entender que a desobediência a qualquer mandamento que Deus tem nos dado é ofensa contra a própria pessoa dele. Pense nesse fato na próxima ocasião que você enfrenta a tentação de deixar de lado algum mandamento do Senhor, dizendo que "Deus não se importa com isso". Ele se importou em falar. Ele se importou em mandar seu Filho para ensinar e para morrer. Ele se importou em enviar os apóstolos ao mundo.
O pecado é desobediência da vontade de Deus (Salmo 51:4; 1 João 3:4). Qualquer pecado, o menor que seja nas opiniões dos homens, é traição e ingratidão em relação ao nosso Criador. Jesus disse que o amor a ele exige obediência aos seus mandamentos (João 14:15). O Pai havia falado a mesma coisa quase 1500 anos antes (Êxodo 20:6).
Sendo assim compreendemos que também temos um chamado para Obedecer
Obedecer -do latim obedire = obedecer
1. Sujeitar-se à vontade de;
2. Estar sob a autoridade de; estar sujeito; prestar respeito,homenagem;
3. Não resistir, ceder; 4. Estar ou ficar sujeito a uma força ou influência. (Dicionário Aurélio).
O cristão que quer ter vitória em sua vida deve ter um comportamento de obediência:
Então perguntamos a quem devemos obediência?

Devemos obedecer primeiramente à Deus.
"Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração, sua mente e sua alma." (Mateus 22:37).
Jesus Cristo nos traz uma mensagem em João 14:15 incrível, ele nos diz: "Se vocês me amam, obedeçam-Me; e Eu pedirei ao Pai e Ele dará a vocês um outro Consolador, que nunca deixará vocês."
Querido nessa mensagem que Jesus nos traz diz que se - que significa condição ou hipótese - nós o amamos nós lhe obedecemos. Você tem obedecido à Deus? E continuando Ele nos diz que enviará um outro Consolador, que nunca nos deixaria. este Consolador que Jesus nos mandou, Ele se chama Espírito Santo de Deus. Ele está conosco todos os dias de nossa vida, sempre esteve. Sabe aquela voz que te aconselha em momentos dificeís? Que muitas vezes chamamos de consciência? Quero lhe dizer, este é o Espírito Santo de Deus. Ele te diz o que é certo e o que é errado, ouça a voz de Deus!

Aos nossos pais.
"Filhos, obedeçam aos seus pais; esta é a atitude correta que vocês devem tomar, porque Deus os colocou numa posição de autoridade sobre vocês." (Efésios 6:1)//
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6:1-3). Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.(Êx 20.12) e Dt 21.10-21
O filho que é obediente aos pais tem vida longa na Terra, e tudo o que faz, prospera.

Às autoridades eclesiásticas
Pastores, líderes...
A obediência as autoridades eclesiásticas é tão significativo quanto orar e jejuar muito. O cristão que desobedece ao pastor, com atos de rebeldia, e não reflete nas regras das autoridades, é um cristão derrotado!
"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e näo gemendo, porque isso näo vos seria útil". (Hebreus 13:17)-- Esse versículo nos mostra que a obediência ao pastor tem que ser algo imprescindível na vida do cristão. E por várias razões se tem esse respeito ao líder da igreja:
"Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus". (Colossenses 3:22)

Note neste versículo que a obediência deve ser "temendo a Deus", e não temendo ao homem. Não se obedece ao pastor, ao líder com medo do que o pastor pode fazer, mas se obedece ao pastor temendo a Deus. Deus a tudo vê e nada fica oculto aos seus olhos.




A UNÇÃO VEM DE CIMA PARA BAIXO,E NÃO DE BAIXO PARA CIMA – SALMO 133.
Aqui fala de uma união que esteja debaixo da autoridade do pastor da igreja.
O pastor é o Aarão da igreja.O óleo da unção foi derramado sobre a cabeça do pastor,e depois para o resto do corpo.Deus é bem claro na sua Palavra.(II Crônicas 20:20).Profeta aqui está se referindo ao ministério pastoral.Tem pessoas que querem saber mais que o pastor
E Deus não aceita isso (Deut.18:20-22).A igreja tem que estar na visão do Arão (Pastor) da igreja.Se você estudar a Bíblia,você vai encontrar em vários lugares,que todas as vezes que o povo estava pecando,Deus sempre falou com o líder,com o cabeça.(Josué 7:10,11).Nem o com o próprio Acã que havia pecado,Deus falou,Deus falou com o líder, Josué.
Sl. 133:3—Deus nunca inverte os valores.Jamais Deus vai deixar de mostrar para o pastor quem Ele ungiu,para mostrar para um membro de igreja.Se fosse assim,Deus não precisava ordenar o pastor.
Pastor = apascentar,corrigir,dirigir o rebanho,exortar.E Deus fala através do salmista,que Ele só ordena a benção,quando a unção vem do cabeça.

Aos homens.
"Dêem a moeda a César - homens - se é dele, e dêem a Deus tudo quanto pertence à Deus." (Mateus 22:21)
Os servos devem obedecer aos seus senhores
“Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer.” (Ef 6:5-8).
O servo (funcionário) que obedece ao seu senhor (patrão ou chefe), é honrado.
Obedecer em tudo não significa que você não tenha mais o direito de expressão. Quando o questionamento não está pautado na rebeldia, na insubmissão, na contenda, não é desobediência, mas esclarecimento, para que os passos possam ser dados seguramente.

Precisamos treinar a nossa obediência. Obedecer fala de compromisso. Quando decidimos obedecer ao Senhor, cumprimos a Sua Palavra, e Ele cumpre em nossas vidas todas as Suas promessas.
Nosso desafio

Nós fomos criados à imagem do Santo Deus, e desafiados a imitar o caráter dele. Tanto no Velho Testamento (veja Levítico 11:45) como nos dias de hoje, a santidade é o alvo de todos os servos de Deus. Paulo nos encoraja: "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo_nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" (2 Coríntios 7:1)..
"Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito..." (16:19).
Não se obedece à frente da autoridade, e depois, às ocultas, desabar em murmurações.
Deus é um Deus de promessas. E, nós, como Seus filhos, temos o direito e uma herança em Cristo Jesus para receber todas as promessas contidas em Sua Palavra. Porém, as promessas só se cumprem na vida daqueles que decidem obedecer.
Por Pra.Eliana

Nenhum comentário:

AIMEE SEMPLE McPHERSON

AIMEE SEMPLE McPHERSON
Fundadora do Evang. Quadrangular//1922
Recados Para Orkut

ENCONTRO COM DEUS

ENCONTRO COM DEUS

II IEQ -

II IEQ -
Lugar de gente Feliz

ENCONTRO COM DEUS 30/31 e 01/11

ENCONTRO COM DEUS 30/31 e 01/11

SEMINARIO DA FAMILIA

SEMINARIO DA FAMILIA
Dias 23/24/25 de outubro/2009

SIM ...Foi por VOCÊ mesmo...

SIM ...Foi por VOCÊ mesmo...

O EVANGELHO COMPLETO

O EVANGELHO COMPLETO

UMA NOVA IGREJA UM NOVO TEMPLO

UMA NOVA IGREJA UM NOVO TEMPLO
Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol para onde vais, não há, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.Eclesiastes 12:10

JESUS ESPERA POR VOCÊ!

JESUS ESPERA POR VOCÊ!
Só Ele Salva, Batiza com Espirito Santo,Cura e Voltará

ESCOLA DE PROFETAS

ESCOLA DE PROFETAS

A IGREJA DO EVANGELHO

A IGREJA DO EVANGELHO
QUADRANGULAR